© 2011 . All rights reserved. Vitiligo07

VITILIGO – COMO MAQUIAR? VAMOS APRENDER !!!

:: VITILIGO

Vitiligo é uma condição cutânea resultante da perda da pigmentação da pele, na qual produz placas brancas podendo acometer qualquer parte do corpo. Habitualmente, ambos os lados do corpo são afetados. Áreas comuns de envolvimento são face, lábios, mãos, braços, pernas e áreas genitais.

 

Por que perder a cor da pele?
A melanina é o pigmento que define a cor da pele, cabelos e olhos e é produzida em células chamadas melanócitos. Se essas células morrem ou não produzem melanina, a pele se torna mais clara ou completamente branca.

 

Como o vitiligo se desenvolve?
Tipicamente, o vitiligo mostra áreas de pele branco-leitosas, entretanto os níveis da perda de pigmentos podem variar em cada placa de vitiligo. Pode haver diferentes níveis de pigmentos na placa, e, a borda pode ser mais escura fazendo um circulo na área de pele clara do vitiligo.

Vitiligo frequentemente começa com uma rápida perda de pigmento. Isso pode continuar até o processo se resolver. Ciclos de perda de pigmento, seguida por tempos onde o pigmento fica estável podem continuar indefinidamente.

É raro que o pigmento da pele com vitiligo retorne a cor que era antes. Algumas pessoas que tiveram vitiligo em longo prazo podem ter uma perda de pigmento muito grande, onde as placas ficam contrastantes com a pequena área com cor natural da pele.

O curso da perda de pigmentos varia de pessoa para pessoa. Pessoas de pele clara geralmente observam o contraste das áreas de vitiligo, quando estão bronzeadas. O vitiligo é mais óbvio nas pessoas com a pele mais escura. Casos severos podem ocorrer com a perda de pigmento por todo corpo. Não há como prever o quanto de pigmento o indivíduo pode perder.

 

Terapia de repigmentação

 

Corticóides tópicos: cremes compostos de corticosteróide podem ser efetivos no retorno da pigmentação de pequenas áreas de vitiligo. Podem ser usados com outros tratamentos. Esses agentes podem afinar a pele e até causar algumas marcas em certas áreas. Deve ser usado sob a orientação do dermatologista.

PUVA: é uma terapia de repigmentação onde um tipo de medicação conhecida como psoraleno é usada. Este medicamento faz a pele ficar muito sensível à luz. Então a pele é tratada com um tipo especial de luz ultravioleta, chamada UVA. Algumas vezes quando o vitiligo é limitado a poucas e pequenas áreas, o psoraleno pode ser aplicado antes do tratamento com UVA. Entretanto, algumas vezes o psoraleno pode ser administrado em forma de pílulas.Tratamento com PUVA tem uma chance de 50 a 70% de retornar a cor normal da face, tronco, braços e pernas. Mãos e pés melhoram muito pouco. O tratamento é necessário 2 vezes por semana por pelo menos 1 ano. PUVA precisa ser administrado sob supervisão de um dermatologista. Efeitos colaterais do PUVA incluem reações do tipo queimadura solar. Quando usados por muito tempo pode ocorrer formação de rugas na pele, assim como um risco maior de câncer de pele. Os olhos ficam mais sensíveis à luz. Deve-se usar óculos que bloqueiam o UVA, para evitar o desenvolvimento de catarata. PUVA não é utilizado em crianças menores de 12 anos, em mulheres grávidas ou em mulheres em fase de amamentação ou indivíduos com certas condições médicas.

Ultravioleta de banda estreita (UVB-NB): forma de terapia que permite a pele ser tratada de 2 a 3 vezes por semana, por poucos meses, mas nem sempre é a melhor forma de tratamento. Pode ser especificamente útil no tratamento de crianças.

Enxerto: transferir a pele normal para áreas acometidas, é um tratamento disponível apenas em certas áreas e é útil em pequena lesões de vitiligo. Nem sempre resulta no retorno total da pigmentação das áreas tratadas.

Outras opções de tratamentos: incluem nova classe de medicações chamadas imunomoduladores. Devido ao seu perfil de segurança, pode ser útil no tratamento até das crianças. Excimer lasers também pode ser tentado.

Terapia de despigmentação: para os pacientes com envolvimento extenso o tratamento mais prático para o vitiligo é remover apenas as pequenas áreas remanescentes de pele normal e fazer com que todo seu corpo se torne branco. Isso é feito por um químico chamado monobenziléster de hidroquinona. Essa terapia leva cerca de um ano para o pigmento ser removido por completo.

Aplique o corretivo com um pincel ou com os dedos, gosto de usar os dedos  porque o calor do corpo ajuda a derreter e muda a textura do produto facilitando a aplicação, aplique sempre um tom acima das manchas, pois você esta tentando camuflá-la. Depois,  você deve colocar um tom exatamente da sua pele (a cor real da sua pele, que não seja mancha)

Se você tem 70% do rosto mais claro então opte em deixá-lo claro no geral. Se, ao contrário, a maior parte for escuro, faça o mesmo com um tom mais escuro. Depois então uniformize com base e pó pra controlar a oleosidade.  Então, seguindo este passo a passo vc conseguirá atingir uma pele perfeita.

Maquiagem corretiva e autobronzeadora pode ser utilizada para disfarçar as manchas, mas para isso a pessoa deve ter em seu estojo no mínimo três ou dois tons de corretivo. É uma forma simples e eficiente de evitar os olhares na rua e de melhorar a auto-estima.

Se bem utilizados os corretivos coloridos ou de tons nudes e naturais torna-se impossível observar qualquer mancha de vitiligo na pele. Com produtos de boa qualidade você pode obter uma excelente cobertura, com aparência natural. Hoje temos diversas lojas de produtos de beleza que estão vendendo uma infinidade de produtos. Farmácias de manipulação também tem esses produtos. Em loja de boa qualidade você encontrará profissionais que vão ajudá-lo a encontrar o tom certo de sua pele. Há inclusive maquiagens que não saem na água, dando maior liberdade a quem possui este tipo de problema na pele permitindo que a pessoa vá à praia ou piscina.

Devemos sempre ter muito Cuidado com o sol!

Devemos sempre nos proteger do sol, seja ele de grande ou pouca intensidade devemos ficar atentos a radiação ultravioleta, pois ela causa danos irreversíveis à pele, como envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele. Para quem tem vitiligo isso é ainda mais intenso. Deve se preocupar duas ou três vezes mais pois as áreas brancas não apresentam qualquer proteção ( não tem melanina ) contra os danos causados pelo sol. Outro aspecto importante é que no caso de queimaduras ( de Sol ou Gordura ) novas lesões de vitiligo podem aparecer na área queimada. É muito importante utilizar filtro solar diariamente, aplicando-o pelo menos de 2 em 2 horas, e evitar exposição excessiva ao sol, assim como exposição excessiva ao frio.

 

fonte – Google, youtube, Dr. Marco antonio de Oliveira, Wilson Izidoro Filho.

 

7 Comentários

  1. Publicado 11 jan ’12 em 7:26 | Permalink

    Hello. Great job. I did not anticipate this. This is a remarkable story. Thanks!

  2. Publicado 13 jan ’12 em 0:20 | Permalink

    heogatwga wtcmr rexnwjj zyww krxciecjqfgyvuc

  3. Publicado 20 jan ’12 em 1:16 | Permalink

    Your way of explaining everything in this paragraph is genuinely good, every one be capable of easily know it, Thanks a lot.

  4. Publicado 21 jan ’12 em 0:55 | Permalink

    Hi there to every body, it’s my first go to see of this blog; this blog consists of remarkable and really good data in favor of readers.

  5. Publicado 30 jan ’12 em 13:41 | Permalink

    you’ve gotten a great weblog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  6. Publicado 31 jan ’12 em 4:30 | Permalink

    I just want to say I’m newbie to blogging and site-building and really liked your web blog. Likely I’m going to bookmark your blog post . You really come with fantastic articles. Cheers for revealing your website page.

  7. Publicado 17 jun ’12 em 13:01 | Permalink

    Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is excellent, as well as the content!

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>